Venha nos visitar!

Av. Eng. Alberto de Zagottis, 1301 - Jardim Marajoara

11 5545-2000

Fale conosco

Notícias do Colégio Magister

3 atividades lúdicas e recreativas para fazer em casa

Quem disse que em casa não dá para as crianças treinarem e aprimorarem conceitos importantes para seu desenvolvimento, como movimento, coordenação motora, percepção de tamanho e textura de objetos, entre outros?

A gente mostra pra você três atividades simples, que podem ser elaboradas com objetos encontrados na sua casa e que vão entreter as crianças pequenas, além de treinar diversos conceitos importantes para elas! Vamos lá:

Caixa Sensorial

Pegue uma caixa grande, de preferência de papelão, e faça dois buracos em uma de suas laterais. Os buracos têm que ser grandes o suficiente para a criança colocar a mão e parte do braço por eles.

Depois, coloque diferentes objetos dentro da caixa. É aconselhável que esses objetos tenham diferentes tamanhos e texturas, e que a criança não corra o risco de se machucar ao apalpá-los sem ver. Exemplos: banana, caneta (fechada e não pontiaguda), bolinha (de tênis, golfe ou de borracha), brinquedo (carrinho, boneca etc.), CD…

Por fim, a criança deve colocar cada uma das mãos em um buraco da caixa e, apalpando os objetos sem ver o interior da recipiente, descobrir o que são é cada um deles.

Essa atividade treina principalmente a percepção tátil da criança.

Tubos de cores

Para esta atividade, você precisará de pelo menos três tubos que restam quando acabam os rolos de papel higiênico ou de papel toalha, ou ainda tubos de batatas fritas.

Forre-os com papel cartolina ou crepom das cores que escolher. O ideal é ter pelo menos as cores primárias (amarelo, vermelho e azul), mas, se quiser e puder, faça a brincadeira com ainda mais cores.
Com fita dupla-face, grude os tubos coloridos lado a lado em uma parede, mantendo-os suspensos a alguns centímetros do chão. Providencie objetos das mesmas cores que os tubos: podem ser bolinhas de massinha de modelar, tampinhas de plástico, brinquedos ou outros, desde que passem pelo diâmetro do tubo.

A tarefa da criança é colocar um objeto na parte de cima do tubo de cor correspondente e vê-lo cair pela parte de baixo – por isso, coloque um recipiente grande abaixo de todos os tubos ou recipientes menores abaixo de cada um deles.

Essa divertida atividade trabalha a distinção de cores, a manipulação grossa de objetos, as noções de dentro e fora e de espera.

Descubra a sombra

Esta brincadeira parece complicada mas é simples, divertida, toma bastante tempo e ajuda muito no raciocínio dos pequenos. Você vai precisar de: objetos variados (panelas, pratos, copos, roupas, canetas etc.), uma luminária (ou lanterna, mas saiba que você precisará mantê-la fixa), cartolina e caneta.

Primeiro, sem que seus filhos vejam, empilhe os objetos, criando uma forma engraçada. Depois, direcione a luz da luminária a fim de formar a sombra dos objetos empilhados no chão. A partir desse momento, não movimente mais a luz. Coloque onde se formou a sombra uma cartolina e deixe ela bem fixa no chão, usando uma fita adesiva.

Depois, contorne a sombra projetada na cartolina com uma caneta. Então, desmonte os objetos para desfazer a sombra, ficando só com seu contorno, e chame os pequenos. A brincadeira é eles descobrirem como você empilhou os objetos para fazer o desenho na cartolina, ou seja, reproduzir a mesma sombra. Apenas fique atento(a) para criar sombras que sejam difíceis, mas não impossíveis para seu filho adivinhar.

Nessa atividade, são treinadas a discriminação visual da criança, sua percepção de formas, atenção e concentração.

Agora, mãos a obra e boa diversão! 😉