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Colégio Magister Bilíngue

Nosso dia a dia

Entrada e saída de alunos​

Nos horários de entrada, todos os alunos deverão se dirigir à área de alunos, localizada na garagem, onde as respectivas equipes farão o encaminhamento para os andares e salas de aula.

Toddler e K1: na entrada, os pais ou responsáveis devem conduzir as crianças para o Andar Térreo, onde elas serão recebidas pelas auxiliares ou professoras.

K2, K3 e K4: na entrada, os pais ou responsáveis devem conduzir as crianças para a área de espera dos alunos na garagem, onde elas serão recebidas pelas auxiliares, que farão o ingresso do aluno na sala de aula.

1º ao 5º ano: na entrada, os alunos deverão se dirigir para a área de espera de alunos na garagem até serem liberados para subirem para as salas de aula pela rampa.

Fund II e Ensino Médio: na entrada, os alunos serão encaminhados para aguardarem no pátio da lanchonete até serem liberados para subirem para as salas de aula pela rampa.

entrada

SAÍDA

Importante:

No momento da saída, os alunos do Kindergarten e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com exceção das crianças do Toddler e K1, serão conduzidos à garagem, onde aguardarão o transporte escolar ou a chegada de seus pais.

Os alunos do Ensino fundamental II e Ensino Médio que tenham autorização de saída, poderão sair desacompanhados pela Portaria 1.

Os alunos do Período Integral na saída aguardarão a chegada dos pais na garagem. O horário máximo de saída contratado deve ser respeitado, pois a cada 30 minutos de atraso será cobrada uma taxa adicional, necessária para remunerar os funcionários que excedam seu horário de trabalho.

Atenção: a saída fora do horário será autorizada somente com a solicitação dos pais ou responsáveis na agenda ou por e-mail ([email protected], no caso do 1º ao 5º ano) com antecedência.

Frequência e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são fatores essenciais para o bom desempenho escolar. Por serem aspectos que envolvem diretamente a corresponsabilidade dos pais, solicitamos às famílias especial atenção para as regras de funcionamento de cada segmento, do Kindergarten ao Ensino Médio.

As faltas às aulas só devem ocorrer por motivos reais de força maior, portanto, viagens de lazer não estão incluídas. Todas as faltas devem ser justificadas por escrito pelo responsável e encaminhadas à Coordenação Pedagógica.

Os atrasos são registrados nas agendas. Os alunos atrasados a partir do 2º semestre do 5º ano e todos os alunos de 6º ao Ensino Médio, só poderão entrar na 2ª aula.

Após os horários de saídas, as crianças serão levadas ao Pátio Térreo (manhã) e Pátio do Período Integral (tarde). É vedada a permanência no Pátio ou na garagem sem o acompanhamento de um responsável. Solicitamos que os pais retirem os alunos mais cedo somente em casos imprescindíveis, pois essa prática causa prejuízos pedagógicos. Caso haja a necessidade de outra pessoa buscar o aluno, ela deve ser devidamente identificada.

Responsabilidade do aluno

É vetado ao aluno trazer objetos estranhos à proposta das aulas (brinquedos, revistas, aparelhos de som, fones de ouvido etc.).

Para alunos de 6º a 9º ano e Ensino Médio, o uso de Chromebooks é aceito para fins pedagógicos e quando solicitado pelo professor. Para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso de celulares, tablets e notebooks é vetado, mesmo se os aparelhos estiverem em modo silencioso. Por isso, orientamos os alunos para que não tragam tais dispositivos para a escola. Em caso de não atendimento à solicitação para que o aluno guarde seu equipamento na mochila, o procedimento do professor será retirar o celular e entregá-lo para a Coordenação, que notificará a família. Na terceira reincidência, a coordenação devolverá o aparelho apenas para a família.

Importante: a escola não se responsabiliza pelo extravio e danos desses objetos.

Uniforme escolar

O uniforme comum para os alunos do Kindergarten e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental é composto por: camiseta (que não pode ser customizada), calça (tipo agasalho esportivo), shorts, bermuda, short saia, vestido, blusa de lã, blusão de helanca ou tactel – todos com o logotipo do colégio – e tênis.

A não observância de seu uso nas aulas diárias será registrada na agenda e as seguintes providências serão tomadas:

1ª ocorrência: o aluno será orientado e a família comunicada;
2ª ocorrência: o aluno será advertido formalmente;
3ª ocorrência: o aluno retornará para casa, ficando com falta nas aulas.

Não é permitido o uso de:
Shorts sem o logotipo do colégio, camisas de times, calça rasgada, camisetas customizadas, sandálias, botas, tênis com rodinhas, chinelos, sapatos de plástico ou emborrachados, calça baixa, blusas que deixem a barriga à mostra, calça legging com camisetas curtas, roupas com dizeres que sugiram violência, discriminação ou maus hábitos; objetos que causem risco físico aos alunos ou sejam inadequados ao ambiente escolar.

Atenção

– o uso do uniforme é obrigatório, mesmo em saídas, atividades extraclasse e no dia do aniversário;
– todos devem ter peças de reserva. Não serão aceitas justificativas;
– nas aulas de Educação Física, é obrigatório o uso do uniforme específico e calçados adequados para as atividades da disciplina.

Observações:
Em dias frios, o aluno deve usar o blusão do uniforme e, se necessário, outro agasalho de reforço pode ser vestido desde que seja da mesma cor do uniforme (azul marinho ou branco, liso e sem estampas).

Para evitar o extravio de peças do uniforme, pedimos que borde o nome do aluno ou o marque com caneta própria para tecido. A escola não se responsabiliza por uniformes perdidos.

Coerente aos nossos objetivos educacionais, a avaliação é entendida como um processo dinâmico e contínuo. Inclui tanto a avaliação da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos como a avaliação permanente do ensino oferecido a eles. A avaliação também tem como pressuposto oferecer ao professor a oportunidade de verificar continuamente se as atividades, métodos, procedimentos, recursos e técnicas que utiliza estão possibilitando ao aluno alcançar os objetivos propostos.

Sistema de Avaliação

Kindergarten
O processo de avaliação dos alunos do segmento é contínuo. Todos os momentos e atividades são acompanhados pelos professores da sala e também pelas professoras das aulas específicas (Música e Artes), e o resultado dessas observações é registrado trimestralmente, por meio de relatórios, levando em conta as aprendizagens em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, emocional, social e motor. As famílias são chamadas quando a equipe docente e a Coordenação observam situações e/ou dificuldades que merecem mais atenção.

Ensino Fundamental, Programa Internacional e Ensino Médio
No Ensino Fundamental, o atendimento escolar é pautado na avaliação do aproveitamento e na apuração da assiduidade. A avaliação é uma prática constante do processo ensino-aprendizagem e é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez), exigindo para a aprovação do aluno a somatória de 70 pontos no ano letivo. 

Os alunos que não realizarem as provas previstas no calendário escolar de avaliações deverão requerer a avaliação substitutiva na Coordenação Pedagógica. Tal requerimento deve ser solicitado e entregue à coordenação até 48 horas após a ausência na data prevista no calendário escolar de avaliações. Aos alunos que não fizerem o requerimento da avaliação substitutiva ou não comparecerem, por qualquer motivo, na data e horário marcados para sua realização, será atribuída nota 0 (zero). As datas das avaliações substitutivas serão agendadas diretamente com os coordenadores pedagógicos.

A prova substitutiva será aplicada somente após a entrega do requerimento à coordenação e o recolhimento da taxa correspondente na secretaria.

Importante: não há prova substitutiva para as provas de recuperação e simulados, mesmo com a apresentação de atestado médico.