Você já sabe que o aprendizado de uma segunda língua desde os primeiros anos de vida traz diversos benefícios para seu filho na infância, fase da vida na qual o cérebro do ser humano é mais aberto a aprender e absorver conhecimento.
Mas, e para a vida adulta da pessoa, será que a exposição significativa e contextualizada a uma segunda língua desde a infância traz vantagens? É claro que sim! E vamos te contar por que.
Independente de qualquer fase da vida, o bilinguismo proporciona acima de tudo o aprendizado de novas culturas, já que uma língua carrega vários elementos de sua cultura, e também a aquisição de um vocabulário maior e mais rico. Isso já é um ganho enorme que facilita outros ganhos.
Talvez o benefício mais óbvio do bilinguismo seja o fator cultural e social que o indivíduo bilíngue encontra se viajar para outros países, pois terá uma interação com as pessoas e o ambiente mais facilitada pelo conhecimento da segunda língua.
Isso favorece o indivíduo bilíngue já a partir da adolescência, por exemplo, se ele optar por estudar no exterior. Tanto a admissão em uma instituição internacional quanto a ambientação em outro país têm no bilinguismo uma vantagem facilitadora, além de uma porta para a inserção na outra cultura.
Mas, mesmo no Brasil, o indivíduo bilíngue tem vantagens em relação ao monolíngue. Segundo uma pesquisa feita pelo site de empregos Catho, profissionais proficientes em Inglês – além de em Português, é claro – podem ter um salário até 61% maior do que quem não tem essa proficiência.
Além da questão salarial, o conhecimento pleno da segunda língua ainda pode significar oportunidades profissionais interessantes ao aumentar o potencial de mercado que o profissional tem à sua disposição, visto que, em relações de trabalho, as fronteiras são cada vez mais subjetivas e é comum para uma empresa ter clientes e parceiros fora do seu país de origem e que, consequentemente, tenham outra língua-mãe.
Corroborando esta informação, o InfoJobs, outro site especializado em colocação e recolocação profissional, afirma que quanto mais alto é um cargo, mais comum é a exigência pelo domínio do inglês. Há vagas, aliás, que são descritas em sua totalidade no idioma inglês; assim como há atuações profissionais que envolvem diversos termos em inglês em sua rotina.
Além disso, a apreciação com entendimento total de conteúdos em inglês escritos em documentos ou periódicos ou disponibilizados em outros canais, como Internet, vídeos e áudio, é outro importante ganho para quem é bilíngue, sejam esses conteúdos profissionais ou apenas de entretenimento.