A escola dos tempos atuais proporciona ao aluno, além dos conhecimentos nas disciplinas da grade curricular, o desenvolvimento de competências e habilidades que também são de extrema importância para o cidadão do século XXI.
Senso crítico, autonomia e protagonismo são algumas dessas competências que a escola deve ajudar o estudante a desenvolver. Para isso, quanto mais tempo o aluno permanecer na escola, mais ele tende a aprimorar essas e outras competências que já são trabalhadas no período regular.
Esse aprimoramento é importante pois, no período complementar, tende a ser feito por meio de atividades, interações e vivências – muitas vezes lúdicas – que estendem e complementam o que é trabalhado em aula.
Socializações e exposições a situações que permitem percepções diversas geralmente fazem parte do planejamento pedagógico de uma escola que oferece período integral e realmente o utiliza no processo ensino-aprendizagem.
Muitas escolas já utilizam o período integral aliado ao planejamento pedagógico. Clique aqui para conhecer uma delas, localizada em São Paulo-SP.